Nossa História




Ruah é uma palavra em hebraico que significa “sopro de Deus” e que em outras traduções também é reconhecida pela expressão “vento do Espírito”. A própria escritura destaca o Ruah em Gênesis 1,2: “A terra estava deserta a vazia, e havia treva na superfície do abismo, e o sopro de Deus pairava sobre a superfície das águas”.

O Grupo Ruah foi criado em 2006 com a tarefa de realizar a animação musical das celebrações litúrgicas na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, comunidade com mais de 40 anos de existência na arquidiocese de Londrina-PR.

O surgimento do grupo aconteceu de maneira bastante curiosa.  Um dos ministérios da paróquia, que tocava na missa dominical das 8h00 passou por alguns problemas internos e precisou se ausentar durante um tempo da escala mensal das celebrações. Por isto, o padre Romão Martins, pároco da Auxiliadora, convidou Wellington Moreira para animar esta missa apenas com voz e violão enquanto o conjunto musical não retornasse às atividades.

Pouco tempo depois, outras pessoas se propuseram a ajudá-lo nesta tarefa temporária, como o cantor Claudio Koyama, o baterista André Paulino e o contrabaixista Flavio Moura, possibilitando que o ministério começasse a ganhar corpo.

A partir daí, surgiu também a oportunidade de animar a santa missa dominical das 18h e com o reforço do guitarrista Felipy Andrade e mais três vocais femininos (Miriam Hosokawa, Luciana Barbosa e Thaysa Karolina) o grupo finalmente se firmou e passou a se dedicar, além das animações da santa missa, à formação litúrgica de outros grupos da paróquia.

Um dos frutos deste trabalho pastoral do Ruah é que o grupo começou a criar composições próprias para a Santa Missa. Trabalho que se iniciou numa reunião de ministério na qual todos os integrantes compuseram a música “Vai Começar a Missa”, que inclusive depois daria nome ao primeiro CD litúrgico da banda com 14 faixas e que, lançado em 2010, pouco tempo depois já era entoado por diversas comunidades em todo o país.

Além das composições próprias o grupo também posta semanalmente em seu blog www.gruporuah.com sugestões de músicas para todas as missas dominicais do ano. Um trabalho que vem auxiliando centenas de ministérios que diariamente recorrem aos cantos litúrgicos indicados pelo Ruah.

Os integrantes do Grupo Ruah sentem o chamado de Deus para a música litúrgica e reconhecem que, por meio de canções com melodias simples e letras fundamentadas na Bíblia, podem contribuir para que o coração do homem possa ser inundado pelo amor de Deus.

Contato:
Site: www.gruporuah.com
E-mail: contato@gruporuah.com