domingo, 17 de abril de 2011

CANTOS P/ MISSA DA CEIA DO SENHOR – LAVA-PÉS (21/04)

Leituras
1ª leitura: Ex 12,1-8.11-14 = Ritual da ceia pascal.
Salmo Responsorial: Sl 115 = O cálice por nós abençoado é comunhão com o Senhor.
2ª leitura: 1Cor 11,23-26 = Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes...
Evangelho: Jo 13,1-15 = Amou-os até o fim.

Abaixo, seguem alguns cantos litúrgicos (cifras e áudio) indicados para esta celebração:


ENTRADA
(“Todos nós devemos gloriar-nos”, de  Pe. Ney Brasil)

                 F       Bb             Dm      C/E   F          Am Gm       F           Gm C7  F 
Quanto a nós devemos gloriar-nos na cruz / de nosso Senhor Jesus Cristo, /
             Am     Gm     F             Gm C7  Dm             F               Bb Gm C7
Que é a nossa salvação, nossa vida, / nossa esperança de ressurreição /
            Dm            Gm            C7
E pelo qual fomos salvos e libertos.

    Am                                Dm  F                                                  Bb   F    C7
1. Esta é a noite da ceia pascal,   a ceia em que o nosso Cordeiro se imolou.

2. Esta é a noite da ceia do amor, a ceia em que Jesus por nós se entregou.

SALMO 115
(“Jesus erguendo-se da ceia”, de Grupo Palestrina)

     A  E7                 A      D
O cálice por nós abençoado
       E7                 A                       E4 E    A
É a nossa comunhão com sangue de Jesus.

    F#m                                       C#m
1. Que poderei retribuir ao Senhor Deus,
 D                                                   E7
Por tudo aquilo que ele fez em meu favor!
 F#m                                 C#m
Elevo o cálice da minha salvação
 D                                           E7
Invocando o nome santo do Senhor.

2. É sentida por demais pelo Senhor,
A morte de seus santos, seus amigos,
Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
Vós me quebrastes os grilhões da escravidão.

3. Por isso oferto um sacrifício de louvor
Invocando o nome santo do Senhor.
Vou cumprir minhas promessas ao Senhor,
Na presença de seu povo reunido.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(“Jesus erguendo-se da ceia”, de Grupo Palestrina)

 C  G    C          F               Am G C
Eu vos dou um novo mandamento:
                            F          C            F             C   G7      C      F    G7       C
“Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei / Disse o Senhor!” (2x)

LAVA-PÉS
(“Jesus erguendo-se da ceia”, de Grupo Palestrina)

       C                  F        C        F          G       C
1. Jesus erguendo-se da ceia, / jarro e bacia tomou. /
A7                          Dm          G                             C
Lavou os pés dos discípulos, / este exemplo nos deixou. /
Am                            Em        F             Dm                C
Aos pés de Pedro inclinou-se, / ó Mestre, não por quem és?
A7                         Dm    G                                 C
Não terás parte comigo, se eu não lavar teus pés (2x)

2. És o Senhor, tu és o Mestre, / os meus pés não lavarás. /
O que ora faço não sabes, / mas depois compreenderás. /
Se eu, vosso Mestre e Senhor, / vossos pés hoje lavei.
Lavai os pés uns dos outros, eis a lição que vos dei (2x)

3. Eis como irão reconhecer-vos, / como discípulos meus. /
Se vos amais uns aos outros, / disse Jesus para os seus. /
Dou-vos novo mandamento, / deixo ao partir nova lei.
Que vos amais uns aos outros, assim como eu vos amei (2x)


PREPARAÇÃO DAS OFERENDAS
(“Só por Ti, Jesus”, de Mensagem Brasil)

            E7+      A/E                     B/C# C#m  B/C# C#m
Só por Ti, Jesus, quero me consumir,
                         A7+                  F#m                           A/B
Como vela que queima no altar,      me consumir de amor.
           E7+       A/E                     B/C# C#m  B/C# C#m
Só em Ti, Jesus, quero me derramar,
                           A7+            A/B                          E      (E7)
Como o rio se entrega ao mar, me derramar de amor.

            A7+                                 B/A
Pois Tu és o meu amparo, o meu refúgio,
                           B/C#  C#m  B/C#  C#m
és alegria de minh’alma.
         A7+                              B/A                 G#m7
Só em Ti repousa a minha esperança, não vacilarei,
                 C#m7          F#m7         D  A/C#  A/B
e mesmo na dor, quero seguir até o fim.

COMUNHÃO
(“Eu quis comer desta ceia agora”, de Waldecir Farias e Dom Navarro)

          F       Dm                  C7             F      Dm                           C7
1. Eu quis comer esta ceia agora,/ Pois vou morrer, já chegou minha hora.

      F        F7                                    Bb                            Bº              
Tomai, comei: é meu corpo e meu sangue que dou./ Vivei no amor,
      F            Dm    Gm       C7           F
eu vou preparar a ceia na casa do Pai. (2x)

2. Comei o pão: é meu corpo imolado/ Por vós; perdão para todo o pecado.
3. E vai nascer do meu sangue a esperança,/ O amor, a paz, uma nova aliança.

TRANSLADAÇÃO
(“Tão sublime sacramento”, de compositor desconhecido)

(A7)    D       A7     D    Bm  F#m    G      A  D
Tão sublime sacramento adoremos neste altar
             D     A7      D    Bm     F#m      G    A  D
pois o Antigo Testamento deu ao Novo o seu lugar!
A   G    D    A   G      D     G  F#m Bm Em A7 D
Venha a fé por suplemento os sentidos  completar.

Ao eterno Pai cantaremos e a Jesus eterno amor.
Ao Espírito exaltemos na Trindade eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos a alegria do louvor. Amém

8 comentários:

  1. booas sugestoes!
    http://jovemcaminhando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Lindo, muiiiiitO Lindo !
    Esses cantos tocam mesmo no fundo da alma ...
    Vivemos a verdadeira Páscoa só em escuta-los ..

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos, estarei cantando e tocando na missa de lava-pés, desde já agradeço aqueles que podem me ajudar mandando musicas para esta solenidade, meu imail é constantinoce@hotmail.com que a paz do senhor estejam convosco.

    ResponderExcluir
  4. LINDO!me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. eu tbm...postem sempre essas sugestões!!...muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Legal, muito util mesmo, parabens, Deus os Abençoe...

    ResponderExcluir
  7. Amei , me auxiliou bastante. Toco teclado e canto, meu compadre toca violão e minhas 2 amigas cantam - vai ficar uma celebração mais bonita ,e a qualidade do canto muito melhor á altura do nosso Salvador. Vale todo o sacrifício de ficar até agora acordada , amanha todo por trabalhar para a noitinha cear a ultima ceia com o meu amado. Feliz Páscoa á todos.Valeu muito e obrigada pela ajuda. Kátia Helena Barbosa - Uberaba/MG

    ResponderExcluir