terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CANTOS P/ MISSA DO 1º DOMINGO DA QUARESMA (17/02) – ano C


Leituras

Abaixo, seguem alguns cantos litúrgicos (cifras e áudio) indicados para esta celebração:
1ª leitura: Dt 26,4-10 = Profissão de fé do povo eleito.
Salmo Responsorial: Sl 90 = Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim.
2ª leitura: Rm 10,8-13 = Profissão de fé dos que crêem em Cristo.
Evangelho: Lc 4,1-13 = Jesus, no deserto, era guiado pelo Espírito e foi tentado.


ENTRADA
(“Hino da CF 2013”, de Gerson, Gil Ferreira e Daniel)

Intro: Gm Cm Gm Am D7

                     Gm                                 Cm
1) Sei que perguntas, juventude, de onde veio
             D                                  Gm    G7
Teu belo jeito sempre novo e verdadeiro.
            Cm                                  Gm
Eu fiz brotar em ti desde o materno seio
              A              D7                Gm
Essa vontade de mudar o mundo inteiro.

     G G#º Am                          D7                     G
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
               Em                               Am
Eu tenho fome de justiça e de amor,
                 D                                        G
Quero ajudar a construir um mundo novo.
    G7 G#º Am                         D7                      G         
Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo!
             Em                               C       Am
Para formar a rede da fraternidade,
                  D7                                             G
E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade.
Em           C       D7               G    Em          C       D7                G
Eis-me aqui, envia-me, Senhor! Eis-me aqui, envia-me, Senhor!

2) Levem a todos meu chamado à liberdade
Onde a ganância gera irmãos escravizados.
Quero a mensagem que humaniza a sociedade
Falada às claras, publicada nos telhados.

3). Para salvar a quem perdeu a esperança
Serei a força, plena luz a te guiar.
Por tua voz eu falarei, tem confiança,
Não tenhas medo, novo Reino a chegar!


SALMO RESPONSORIAL
(Salmo 90)

Em                                  F#7 B7                                 Em
Em minhas dores, ó Senhor,     permanecei junto de mim!

  Em                                      B7                                                       Em
1) Quem habita ao abrigo do Altíssimo / e vive à sombra do Senhor onipotente,
                                                          Am                                                              B7
diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, / sois o meu Deus, no qual confio inteiramente!

2)
Nenhum mal há de chegar perto de ti, / nem a desgraça baterá à tua porta;
pois o Senhor deu uma ordem a seus anjos / para em todos os caminhos te guardarem!

3 Haverão de te levar em suas mãos, / para o teu pé não se ferir nalguma pedra.
Passarás sobre cobras e serpentes, / pisarás sobre leões e outras feras!

4) Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, / pois meu nome ele conhece.
Ao invocar-me, hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores!


ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
(Campanha da Fraternidade 2011)

Dm             Gm    Dm      A7
Glória e louvor a vós, ó Cristo!
Dm             Gm    Dm     A7 Dm
Glória e louvor a vós, ó Cristo!

   Dm                                     Gm
O homem não vive somente de pão,
                                                A7
mas de toda palavra da boca de Deus!


APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
(“Mãos abertas”, de Pe. Casimiro Irala)

 A      E/G#         F#m F#m/E    A         D9         E  E4
Nesta prece, Senhor,             venho te oferecer,
D           E        A C#7 F#m  Bm    D/E       (D C#m Bm A)
O crepitar da chama,          a certeza de dar!

    A         E/G#   F#m             C#m
1) Eu te ofereço o sol que brilha forte,
A                D9                 E  E4
Te ofereço a dor do meu irmão.
D  E        A     F#m        Bm  E7  (D C#m Bm A)
A    na esperança, e o meu amor!

2) Eu te ofereço as mãos que estão abertas,
O cansaço do passo mantido,
Meu grito mais forte de louvor!

3) Eu te ofereço o que vi de belo,
No interior dos corações,
A coragem de me transformar!


COMUNHÃO
(“Pão da vida”, de Pe. Jonas Abib)

    G            G7+     G6               G7+         G         G7+            F   D4/7 D7
1) Na comunhão, Jesus se dá no pão, o Cordeiro Imolado é refeição.
G            G7+         G6            G7+       G                G7+               F   D4/7 D7
Nosso alimento de amor e salvação, em torno deste altar somos irmãos...

                G                   C/G     D/G        G   C/E D/F#
O Pão da Vida és Tu, Jesus, o Pão do Céu.
        G                C/G    D/G          G                 D4/7 D7                    G  C/G D/A
O caminho, a verdade, via de amor, Dom de Deus,    nosso redentor.
                G                   C/G     D/G        G   C/E D/F#
O Pão da Vida és Tu, Jesus, o Pão do Céu.
         G                C/G    D/G        G                  D4/7 D7                       G  G7+ G6 G7+
O caminho, a verdade, via de amor, Dom de Deus,      nosso redentor.

2) Toma e come, isto é Meu Corpo que do trigo se faz pão, é refeição.
Na Eucaristia o vinho se torna Sangue, verdadeira bebida, nossa alegria.


ENVIO
("Esperança do Amanhecer", de Pe. José Cândido - Hino da JMJ Rio 2013)

Intro: A F#m G  E4 E  /   A  F#m G E D/F# E/G# E4 E

A         Bm7 C#m7  Bm7   A           Bm7  F#m7     E4  E
Sou marcado desde sempre / com o sinal    do Redentor,
A  E/G#  F#m A/E  D           Dm6  A/C#        E/F# F#m7  Bm7 E/G#  A4  G/B  A/C#
que sobre o   monte,  o Corcovado,  abraça o mundo com Seu  amor.

D     Dm6         A/C#    Bm        E7          Em7    A   A/C#
Cristo   nos convida: “Venham, meus amigos!”
D     D#°       A/E   E/F#   F#m7  D/E      E7         A        C7 
Cristo nos envia:                    “Sejam missionários!”

F    Gm7  Am7      Gm7    F        Gm7  Dm7     C4  C
Juventude,      primavera:    /  esperança do amanhecer;
F  C/E  Dm  F/C  Bb      Bbm6   F/A  C/D Dm7   Gm7 C/E  Eb/Bb  Bb   F
quem escuta        este chamado /   acolhe       o  dom de    crer!
               Gm7  Am7        Gm7  F            Gm7    Dm7    C4   C
Quem nos dera       fosse a terra, /  fosse o mundo todo assim!
F  C/E Dm  F/C  Bb   Bbm6   F/A  C/D   Dm7     Gm7  C/E F4  F  Eb/G  F/A
Não à  guerra,    fora o ódio, /  só o bem e paz      a não ter fim.

Bb    Bbm6        F/A        Gm      C7          Cm7      F   F/A
Cristo     nos convida: / “Venham, meus amigos!”
Bb    B°         F/C  C/D Dm7  Bb/C  C7       F4    F   E4   E
Cristo nos envia:               “Sejam missionários!”

A        Bm7 C#m7 Bm7   A         Bm7  F#m7       E4   E
Do nascente ao poente,  /   nossa casa     não tem porta,
A  E/G#  F#m A/E  D         Dm6     A/C#   E/F#  F#m7   Bm7   E/G#   A4 G/B  A/C#
nossa     terra        não tem cerca,  /   nem limites          o nosso amor!
A     Bm7   C#m7 Bm7    A         Bm7    F#m7       E4  E
Espalhados  pelo  mundo, / conservamos o mesmo ardor.
A  E/G#  F#m  A/E       D       Dm6  A/C#      E/F# F#m7    Bm7 E/G#   A4   G/B  A/C#
É Tua     graça      que nos sustenta /  nos mantém fiéis    a Ti,   Senhor!

D     Dm6         A/C#    Bm      E7          Em7  A   A/C#
Cristo   nos convida: “Venham, meus amigos!”
D     D#°       A/E   E/F#   F#m7  D/E    E7        A        C7 
Cristo nos envia:                  “Sejam missionários!”

F     Gm7  Am7                Gm7     F       Gm7   Dm7           C4   C
Atendendo         ao Teu chamado: “Vão e façam, entre as nações,
F   C/E   Dm  F/C   Bb   Bbm6   F/A     C/D  Dm7  Gm7 C/E  Eb/Bb   Bb   F
um povo novo,       em unidade, /   para mim seus    corações!”
       Gm7  Am7            Gm7  F          Gm7    Dm7      C4   C
Anunciar          Teu Evangelho /  a toda gente é transformar
F  C/E  Dm  F/C   Bb      Bbm6     F/A             C/D Dm7   Gm7 C/E F4  F Eb/G  F/A
o velho homem    em novo homem /  em mundo novo    que vai    chegar.

Bb    Bbm6        F/A        Gm      C7          Cm7  F   F/A
Cristo     nos convida: / “Venham, meus amigos!”
Bb    B°         F/C  C/D Dm7  Bb/C  C7        F4    F 
Cristo nos envia:               “Sejam missionários!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário